Equipe Babitonga recebe prêmio em desafio realizado no Rio de Janeiro

17/08/2023 14:34

A equipe de competição Babitonga, da Universidade Federal de Santa Catarina, do Campus de Joinville, foi premiada no Desafio Solar Brasil, que aconteceu entre os dias 31 de julho e 6 de agosto, em Niterói, RJ. A competição, focada em inovação, sustentabilidade e tecnologia limpa, reuniu equipes vindas de todas as regiões do Brasil, para projetar embarcações movidas exclusivamente por energia solar. Cada equipe participante trouxe sua própria abordagem única para o projeto de seus barcos solares. Esse ano, o destaque ficou para a equipe Babitonga, que recebeu o reconhecimento de seu trabalho ganhando o Prêmio Fernando Amorim de melhor projeto e inovação tecnológica.

Com o compromisso de maximizar a eficiência energética, minimizar o peso da embarcação e otimizar a conversão da energia solar em propulsão, o novo monocasco –  tipo de embarcação que apresenta um casco único, carinhosamente batizado de Gambi pela equipe – também provou seu compromisso com a sustentabilidade reaproveitando de diversos materiais para a sua construção.

Além da competição, o evento também ofereceu diversos seminários e oportunidades de compartilhamento de conhecimento entre os participantes. As equipes tiveram a chance de trocar ideias, aprender com os desafios enfrentados por outros projetos e criar uma rede de colaboração que poderá impulsionar ainda mais o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis no Brasil.

Durante uma semana inteira, os barcos solares foram submetidos a uma série de desafios, testando a eficiência de seus sistemas de captação de energia solar, velocidade, manobrabilidade e resistência. O evento atraiu público de moradores locais a entusiastas de energia solar, todos ansiosos para conhecer as últimas inovações em tecnologia solar no meio náutico e torcer pelas equipes participantes.

Tags: babitongabarco solarEquipe de competição